Amorela: Tecido artificial que imita a seda. É usado em roupas femininas para o verão.
Autriches: Arranjos de plumas.
Baggy: Calça larga nos quadris, afunilada nos tornozelos.
Bajadiere: Bolsa grande.
Balconné: Decote ousado ( anos 50 ), com alças e barbatanas.
Barrete: Touca com pom pom.
Basquine: saia enfeitada usada no século XVI, muito ampla, mantinha-se aberta esticada sobre círculos. Ela se confundia com anquinha.
Body: Diz-se do maillot para uso de lingerie.
Cagoule: Espécie de hábito religioso com capuz.
Camisa Africana: Longas e abertas lateralmente.
Cannadiènne: Casaco de lã, muito esportivo, comprimento ¾, abotoamento com trespasse com 4 ou 6 botões. Nas costas pode não ter franzido.
Capa: Grande mantô, em forma circular, com capuz, usada na Espanha pelos homens. Na França era usada com o nome de capa espanhola. Na época do romantismo foram feitas em seda e muito usadas também pelas mulheres.
Chanel, Gabrielle: Mais conhecida como Côco Chanel, estilista que começou a fazer sucesso durante a primeira grande guerra. Tornou-se conhecida como uma “jovem general da moda”. Pois numa época em que as damas não podiam ter um guarda roupa opulento e representativo aonde estivessem, ela criou o seu estilo, prático e elegante que é adotado até os nossos dias. O costume Chanel não é só um costume, ele é um símbolo de sobriedade e elegância, que vem existindo desde as últimas décadas até hoje. Ele é basicamente composto de saia, casaco de lã, geralmente arrematado com passamanarias e blusa de seda com jabó ou gravata. Dá-se também o nome de Chanel ao comprimento de saia que cobre os joelhos, e aos sapatos que tem o calcanhar aberto.Chanel figura entre as primeiras figuras no mundo da moda clássica.
Dechitetures: Moda alemã do século XV adotada principalmente na corte de Borgonha, ela consistia em ter as bordas das vestes e das mangas recortadas em forma de folhas ou de flores.
Degagè: Decote livre ou gola aberta, afastada do pescoço ou colo.
Echarpe: Lenço longo e estreito que envolve o pescoço.
Escocês: Espécie de xadrez, usado pelos clãs da Escócia. É a estampa característica do Kilt.
Evasé: Quer dizer largo, dilatado. Diz-se do corte das saias, calças etc. que se abrem na parte inferior. Pode ser cortado com o tecido enviezado ou não.
Gilet: Coletes curtos, abertos ou não. A partir da época de Louis XVI, o colete foi usado com todas as roupas de homem. Ele era pequeno e sua característica sempre foi a de vestir só o peito, sendo usado para isso, belos tecidos na frente e apnenas o forro nas costas. Entre 1800 e 1830, a moda foi a de usar vários coletes superpostos. Atualmente ele é muito usado na moda feminina, tanto sozinho, como superposto a vestidos ou blusas.
Gorgurão: Tecido de seda, sulcado como o veludo cotelê.
Habillè: Literalmente vestido, popularmente, é o vestido enfeitado, luxuosão, o que não impede que seja curto.
Home Wear: Roupa pratica e conforavel, para ser usada em casa.
In: Termo muito em voga, nos anos 80, para designar tudo aquilo que está na moda.
Jardineira: Macacão esportivo que deve ser usado com camisa ou T-shirt.
Lingerie: Tecido de nylon ou seda usado para a confecção de roupa íntima feminina.
Mantille: Vinda da Espanha a versão reduzida do antigo manto, usado tanto pelas viúvas quanto pela mocinha que deviam cobrir o rosto, deixando apenas a cabeça e os ombros.
Negligè: Um tipo de roupão em tecido leve e trasparente, que se usa na intimidade por cima da camisola.
Obi: Originalmente o cinto que amarra os quimonos japoneses. Hoje indica uma tira larga de tecido, couro ou outro material sintético, que dá duas voltas na cintura e amarra com um nó na frente, é usado com qualquer tipo de roupa.
Pantalona: Calça comprida com as pernas largas, que podem ou não ter pregas na cintura.
Quimono: Roupa típica do Japão com ombros caídos e mangas largas que vêm da cintura. Tem a frente trespassada e é apenas amarrado com uma faixa ( Obi ). É a roupa característica dos esportes orientais, judô, karatê, etc..
Risca de Giz: Padrão de tecido muito característico. São riscas muito finas e claras, sobre tecido escuro.
Sarja: Tecido extremamente forte,com riscas em diagonal.
Trench-Coat: Mantô impermeável, usado pelos aviadoores ingleses. Diz-se também da capa de chuva, estilo masculino, clássico, confeccionada em gabardine beije.
Tweed: Tecido de fios retorcidos em tons mesclados.
Zuave: Calça comprida, reta, franzida nos tornozelos. Era o uniforme dos soldados franceses na Argélia.